P R A G A T E C N O

rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura, cultura livre

dj/vj no vivo arte.mov 2010, bahia

O dj Angelis Sanctus e o videoartista Danillo Barata se apresentam no projeto Pragatecno VJxDJ>Imagem, cidade e mobilidade/sentimento e tecnologia, no Vivo Arte.mov 2010 (BA), no MAM. Na quinta-feira, 30 de setembro, 20h. Entrada free.

Participe, enviando imagem da cidade de seu celular para imagensdacidade@gmail.com

A idéia do encontro entre os djs Angelis Sanctus (aka Cláudio M), do Pragatecno, e o video-artista Danillo Barata é conectar áudio e imagens para uma experiência performática na construção de uma partitura audiovisual. Dj e Vj buscam o ritmo como apoio para a construção dessa partitura ao vivo, com duas profusões – de som e imagens – que se cruzam, se distanciam, formam o uno, dialogam e até podem propor, em alguns momentos, discursos narrativos contraditórios.

Essa música visual tem estrada. Cineastas e artistas do visual como Len Lye, Man Ray, Marcel Duchamp, Walter Ruttmann, Norman McLaren e Stan Brackhage trazem em sua vida o marco do pioneirismo nesse campo, que vem de décadas passadas e não pertencem, originalmente, à cultura da música eletrônica e do dj, mas foi essa cultura que, principalmente a partir do início dos anos 90, recupera de forma mais intensa essa conexão, sedimentando o vj como artista associado ao dj, como artista performático.

Entre os dois mundos – material e imaterial – as máquinas (frios botões, cabos sem alma, placas de áudio e vídeo quietos) são os instrumentos da produção simbólica, são os instrumentos da música para os olhos e das imagens para os ouvidos.

A performance buscará construir um sentido/proposta que tem a ver com o tema do uso das tecnologias móveis para produzir cultura, arte e experimentação. Para isso, será usado um banco de áudio e imagem dos artistas e da contribuição de quem queira, a partir do envio de imagens da cidade por celular para o email imagensdacidade@gmail.com – imagens que serão reprocessadas, remixadas, em vjing.

Sobre pragatecno

Um coletivo, uma rede norte nordeste em torno da cultura do dj A idéia é a troca de informação, parcerias, cultura livre, rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura O Pragatecno, criado em 24 de janeiro de 1998, é um núcleo de e-music no norte-nordeste. Sua idéia principal é procurar trazer à tona as novidades da cultura experimental, não comercial da música eletrônica e cibercultura, através da troca de informação entre djs e produtores nessas regiões. O Pragatecno defende que a cultura da música eletrônica é uma expressão artística da Cibercultura. “Música eletrônica é arte experimental, é arte contemporânea”, defende o grupo em seu site (www.pragatecno.com.br). Fazem parte dessa conexão djs parceiros que atuam nas cidades de Belém do Pará, São Luis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió e Salvador. Podemos definir o Pragatecno como uma conexão norte e nordeste para fortalecer a cultura experimental da música eletrônica.

2 comentários em “dj/vj no vivo arte.mov 2010, bahia

  1. Nádja Araújo
    21/08/2010

    É bem interessante essa meclagem entre o trabalho do Dj e do Vj, e além do mais quando se trata de boa qualidade, como os artistas citados acima.
    Ah! Sem falar da dessa idéia do qual o publico podera interagir de uma certa forma com os envios das fotos. Adorei… O que nos resta é esperar esse resultado que concerteza terá boas vibraçoes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 21/08/2010 por em CULTURA DO DJ e marcado , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: