P R A G A T E C N O

rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura, cultura livre

Venha ouvir!

big_bangwebfesta_djmopa_pragatecno

Set segmentado ou diversificado ? CDJ ou controladora ? Vinil ??? Cada um decide o que deseja fazer em relação ao seu estilo musical, pode discotecar no equipamento que quiser e todo mundo é DJ. Mais do que discutir se isso é bom ou ruim, cabe entender que é assim que as coisas funcionam no nosso tempo, em que a construção da identidade se baseia na dinâmica do consumo, a tecnologia facilita o acesso à áreas outrora restritas, tudo rapidamente se dissemina, se embaralha, e referentes se multiplicam com a mesma rapidez com que se diluem. Isso não acontece somente com a música eletrônica. Podemos perceber o mesmo movimento ocorrendo em campos tão distintos quanto a fotografia, a comunicação e a sexualidade, por exemplo. É a tal da contemporaneidade…

Apesar disso, tudo tem uma história e esta que será contada diz respeito à House Music. Ela começa na década de 70, em algum obscuro porão de NYC, frequentado por bichas negras e latinas que se esvaíam em suor de tanto dançar sob os reflexos de um globo espelhado, a noite inteira. Da salada musical black (funk, soul, R&B…) que dava o tom nesses inferninhos, e da forma como essas músicas eram executadas, surgiu uma concepção musical que originou a House Music. Partindo das pistas e galpões de New York e Chicago, a House atravessou o Atlântico em meados dos 80´s para, em seguida, ganhar o mundo e inspirar o surgimento de outros estilos de música eletrônica – que foi se multifacetando até chegar, nos anos 2000, a um patamar de incrível influência e popularidade.

O mundo pode dar mil voltas, girando mais rápido a cada minuto, mas isso não muda o fato de que House Music faz parte da história de todo led que acende em cada uma das pistas de danças do Planeta Terra. Além de que, surgem estilos, desaparecem estilos, mas – incrível – à House, da qual viemos, acabamos sempre voltando.
Se você desejar conhecer melhor esta história, saiba que no dia 08 de março, a partir das 22 horas, no Franco Café (Rio Vermelho), o DJ Môpa irá contar a versão dele, em long set, através de uma sequência de músicas tocadas em vinil e muito bem mixadas, exatamente como faziam nossos veneráveis mestres fundadores. Venha ouvir. (Adriana Prates)

Serviço:
Festa Big Bang, com long set do dj Môpa
Local: Franco Café (R. Paciência, 295 – Rio Vermelho). Data: 08/03/2013 (sexta-feira)
. Horário: 22h
. Valor: na porta 15 reais (10 enviando nome para a lista (via http://www.pragatecno.com.br)

Sobre pragatecno

Um coletivo, uma rede norte nordeste em torno da cultura do dj A idéia é a troca de informação, parcerias, cultura livre, rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura O Pragatecno, criado em 24 de janeiro de 1998, é um núcleo de e-music no norte-nordeste. Sua idéia principal é procurar trazer à tona as novidades da cultura experimental, não comercial da música eletrônica e cibercultura, através da troca de informação entre djs e produtores nessas regiões. O Pragatecno defende que a cultura da música eletrônica é uma expressão artística da Cibercultura. “Música eletrônica é arte experimental, é arte contemporânea”, defende o grupo em seu site (www.pragatecno.com.br). Fazem parte dessa conexão djs parceiros que atuam nas cidades de Belém do Pará, São Luis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió e Salvador. Podemos definir o Pragatecno como uma conexão norte e nordeste para fortalecer a cultura experimental da música eletrônica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28/02/2013 por em CULTURA DO DJ e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: