P R A G A T E C N O

rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura, cultura livre

Tem é bass, na Bahia!

bass2014

BRZ003 – BAHIA BASS

O selo Braza continua na missão de mostrar mostrar a cara da música eletrônica brasileira, tirando o foco do eixo Rio-São Paulo. No terceiro lançamento, faz uma visita na Bahia e mostra a nova cara do Pagode Baiano ,dos Blocos Afros e Afoxés, da Axé Music, do Samba de Roda do Recôncavo, todos influênciados pela Bass Culture ou como o co-curador – Mauro TelefunkSoul, do coletivo Pragatecno e Coletivo Crokant – chama, de Bahia Bass.

A cena baiana de música eletrônica, começou a ter mais força nos anos de 1999 e 2000, com o coletivo Soonoomoon, especialistas na Trance Music e com o Coletivo Pragatecno, voltado a linha da Club Music. Logo em seguida, quando o drum’n’bass e o break beat tomavam conta da então EDM, a cena da Bass Music começou a ganhar mais corpo. Um dos dj’s que se influenciaram na época com a mistura da cultura baiana com a bass music, foi o Dj Patife que fez uma música com o Cortejo Afro e Mariene de Castro com a participação do Mc Cleveland Wattkiss chamada “Made in Bahia”.

Agora no século XXI, O primeiro produtor a misturar o pagode baiano com a bass culture, foi o Som Peba e em seguida, uma das caras desse “bahia bass” é a dupla A.MA.SSA, que vem lançado várias músicas e chamando a atenção da mídia.
O pagode baiano tem uma referência de ghetto music, pois surge nas periferias de Salvador, assim como Arrocha e outros ritmos populares. A adaptação feita para o EP é a inclusão de elementos da música eletrônica e linhas de baixo, sem deixar a essência da cultura baiana.

Esse som, é uma adaptação da música de periféria da Bahia, que tem o Pagode Baiano, o Arrocha e o Axé. Usando esses ritmos, as músicas desse gênero Bahia Bass é bem carregado de influência de percurssão e elementos Baianos, como o berimbau. Ele também tem vocais bem brasileiros e pouca influência de fora.
Confira agora e conheça mais dessa cultura nova e pouco conhecida da Bahia, e descubra um pouco mais da música eletrônica brasileira.

CONFIRA AS MÚSICAS: http://soundcloud.com/brazamusic/sets/brz003-bahia-bass-part-1

BRZ-003
Curadoria: Renato Martins e Mauro TelefunkSoul
Arte: André Fool
Lançamento: 31/03/2014
Todos os direitos reservados.
Produtores: Mauro TelefunkSoul, A.MA.SSA, Som Peba, Braunation, Lord Breu, Braunation, DaBeat28, Loro Voodoo e Mangaio.
braza.org
contato: projeto.braza@gmail.com

Sobre claudiomanoel

Cláudio Manoel Duarte é prof de arte, tecnologias e comunicaçao, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA/Cibercultura, produtor cultural e criador de gatos siameses. Doutorando UFBA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31/03/2014 por em ÁUDIO, MÚSICA e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: