P R A G A T E C N O

rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura, cultura livre

dj benjamin (são paulo – belém)

djbenjamin
Dj Benjamin

(techno/house/electro)

Belém (PA) e São Paulo.

Contato:
benjamin.ferreira@gmail.com

O DJ Benjamin Ferreira, nascido em Belém do Pará e estabelecido como Dj em São Paulo, é um profissional que combina as melhroes virtudes que um DJ pode ter: experiência, técnica, versatilidade, carisma e constante pesquisa musical. Com uma trajetória que já dura 12 anos, Benjamin já se apresentou em todo tipo de evento, do clube paulistano D-Edge a grandes festivais como Motomix ou abrindo shows de músicos como Elza Soares e Zeca Baleiro. Seu som predominante mescla house, techno e electro mas sua extensa bagagem permite que saia igualmente bem fazendo apresentações de lounge, jazz, soul, disco e pop. Baseado em Sâo Paulo, Benjamin é originário de Belém, Pará, e é um dos pioneiros da música eletrônica no norte do Brasil e, além de discotecar, escreve sobre música para os sites http://www.rraurl.com , http://www.pachasp.com.br e http://www.sirena.com.br. Alguns clubes e eventos por onde já passou: D-Edge, Vegas, Clash, Lov.e, A Loca, Kraft, Brasil Eletrônico (Centro Cultural Banco do Brasil), Motomix (Fest Rock – Belém), shows de Elza Soares e Zeca Baleiro (Belém).

Envolvido com música e DJing desde a infância, graças a dois tios que eram DJs nos anos 70 e 80, Benjamin começou a discotecar profissionalmente em 1996. Em maio de 2000 fundou com a DJ alagoana então radicada em Belém Michelly Byanka o Coletivo Cotonete, com o objetivo de fomentar a cena eletrônica underground então incipiente na cidade. No mesmo ano foi residente da boate The Mask, a primeira de Belém dedicada à música eletrônica. Em 2001 foi um dos idealizadores e produtores do Tóin (Cultura FM Belém), primeiro programa de e-music do rádio paraense, que teve participação de importantes DJs brasileiros e estrangeiros.

Com o Cotonete, grupo pioneiro no norte do Brasil e núcleo do Pragatecno (www.pragatecno.com.br), divulga a música eletrônica através de festas, palestras e lista de discussão na internet, além de tocar nos principais eventos da região. Foi residente do extinto clube Groove Me, o mais importante da cena de e-music paraense. Já dividiu as pick-ups com os DJs brasileiros Mau Mau, Camilo Rocha, Marky, Renato Lopes, Murphy, PET Duo, Renato Cohen, Andy, entre outros, além dos alemães Christian Fischer e Hartmut Kiss e dos ingleses Dave The Drummer, Ade Fenton e Jerome Hill.

A reputação de Benjamin, reconhecido nacionalmente como um dos pioneiros no trabalho pela e-music underground na região, já o renderam duas turnês fora do Pará. Na primeira, em 2003, tocou nos clubes A Loca, Juke Joint e Fuzz, em São Paulo. Em 2005, representou o Norte no evento Brasil Eletrônico, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, ao lado de importantes DJs e produtores brasileiros, além de cinco outros eventos em São Paulo, em clubes como Lov.e, Kraft, A Loca e festas como a Colors e o after Rebolajaca, e mais apresentações no Rio de Janeiro e em Salvador.

O amplo background musical de Benjamin inclui influências que vão desde o jazz, a soul music, a disco e o funk dos anos 70, passando pelo synthpop e house dos anos 80 até os artistas da eletrônica atual. O resultado disso são sets ecléticos, baseados no techno. sempre com muito groove e incursões pela house music, electro e clássicos da música eletrônica.

O DJ também faz parte do time de colaboradores do site http://www.rraurl.com, o mais importante site sobre música eletrônica do país.

Influências: Aretha Franklin, Marvin Gaye, Herbie Hancock, Chic, Gino Soccio, Giorgio Moroder, Yazoo, New Order, Inner City, Derrick May, Carl Craig, Nuyorican Soul, DJ Sneak, Derrick Carter, Laurent Garnier, Underground Resistance, Marco Carola, Tomie Nevada, John Tejada, Joey Beltram…

Um comentário em “dj benjamin (são paulo – belém)

  1. john
    12/11/2009

    quero mto a profissão, só que moro em belém e ta sendo dificil eu achar por aqui uma escola de musica e tal, não to consiguindo, alguém sabe de alfguém ou alguma escola em belém?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: