P R A G A T E C N O

rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura, cultura livre

dj mauro telefunksoul (salvador)


Dj Mauro Telefunksoul

Drumnbass, neo-funk, dub, rap, eletrobreaks, jazz, soul, ragga, house, sambabeat… –

Pragatecno – Bahia

Nascido na Bahia, o DJ Mauro Telefunksoul é um apaixonado pela música negra.
O ritmo marcado e as batidas quebradas são algumas características do som deste músico versátil, que tem como principais influências algumas das vertentes da black music. No seu set cabe tudo que tem groove: drumnbass, neo-funk, dub, rap, eletrobreaks, jazz, soul, ragga… Atualmente não se rotula musicalmente fazendo do seu set uma mistura de musica negra de boa qualidade.

O interesse pela música de pista surgiu em 87, quando Mauro ouvia as rádios baianas que tocavam dance music (dentre elas a Manchete e a Itaparica). No mesmo ano, começou a adquirir discos e a se interessar por discotecagem. Observando os amigos DJs, foi desenvolvendo a sua técnica, tocando diversos estilos, desde miami beat, passando pelo acid-house, rap ate chegar ao jungle/drumnbass. Dentre as vertentes da música eletrônica, elegeu, em 1998, o drum and bass, cujo som lhe parece mais acústico, próximo ao “som de banda”. É o que busca o DJ Telefunksoul: um som orgânico e com variações. Há oito anos, Telefunksoul faz parte do coletivo de música eletrônica Pragatecno, que reúne DJs do norte e nordeste. Através do grupo, realizou vários projetos de música eletrônica na cidade, tendo tocado em várias festas, até em trio elétrico em pleno carnaval baiano. Fora de Salvador tocou em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Maceió, Fortaleza, Aracajú, Piauí, Minas Gerais, Paraíba, tocando em casas e boates famosas do cenário nacional como; Overnight. Lov.e, Suzi in Transe, Clube Hype, Casa da Matriz, Fashion Club, festivais como Ceará Music. F/w Eletronic, Substation fazem parte do currículo.

Foi residente semanal do site http://www.submusica.com onde tocava ao vivo toda segunda-feira o melhor da black music mundial. Participou da gravação da trilha da campanha “Salvador Negro Amor”, importante acontecimento na cidade de Salvador no ano de 2006, recentemente produziu juntamente com o músico Tadeu Mascarenhas, o CD do poeta Ildásio Tavares, intitulado “As Flores do Caos” com lançamento pela Fundação Gregório de Mattos, sendo uma experiência nova em seu trabalho.

Além de DJ de pista, Mauro Telefunksoul tem seus projetos com bandas, dentre elas: Negra Cor (atual banda do cantor Adelmo Casé) a qual teve o prazer de gravar três programas na Rede Globo (Jô Soares, Som Brasil e Estação Globo) onde tem tocado por todo o Brasil mostrando um som novo no mercado q é a mistura da black music da eletrônica somado ao axé baiano. Toca também na Sambatrônica banda que mescla o samba de raiz ao eletrônico.

Já tocou e gravou com inúmeros artistas baianos e nacionais como: Rappin Hood, Olodum Mirim, Ênio e a Maloca, Tritor, Incactus, Zambotronic, Lampirônicos, Nancyta e os Grazzers, com as cantoras Emanuele Araújo, Rebeca Mata, Daniela Mercury, Mariela Santiago, Patrícia Costa, Viva Varjão, Marcela Bellas e os cantores Dão, Nikima e Peu Meurray. Tendo ainda participado da gravação dos CDs dos artistas Ramon Cruz (cantor e baterista de Daniela Mercury), Ênio, Incactus, Marcela Bellas, Mundo Tosco, Lumpen, Janete 7, Zambotronic entre outros, configurando-se como um importante músico do cenário alternativo soteropolitano.

Contato: mauro.telefunksoul@gmail.com
tel: +55 71 91970102/75 99561413 (claudio m.)
http://www.pragatecno.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: